Seja bem-vindo
Piracicaba,30/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Tropas israelenses se retiram de Khan Younis antes de esperada ofensiva de Rafah

g1.globo.com
Tropas israelenses se retiram de Khan Younis antes de esperada ofensiva de Rafah
Publicidade


Número de palestinos mortos na guerra ultrapassou 33 mil, com outras 75.600 pessoas feridas. Seis meses depois do início da guerra, grande parte de Gaza está em ruínas
Reuters
Os militares de Israel afirmam ter retirado as suas forças da cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, encerrando uma fase chave na ofensiva terrestre contra o grupo militante Hamas e elevando a presença de tropas no território para um dos níveis mais baixos desde quando a guerra começou, há seis meses.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Mas as autoridades da defesa disseram no domingo (7) que as tropas estavam apenas se reagrupando enquanto o exército se preparava para avançar para o último reduto do Hamas, Rafah.
Israel prometeu durante semanas uma ofensiva terrestre na vizinha Rafah. Mas a cidade abriga cerca de 1,4 milhões de pessoas – mais de metade da população de Gaza. A perspectiva de uma ofensiva suscitou o alarme global, inclusive por parte do principal aliado de Israel, os EUA, que exigiu um plano credível para proteger os civis.
Ainda assim, a retirada foi um marco, já que Israel e o Hamas assinalaram seis meses de combates. Oficiais militares, falando sob condição de anonimato sob a política militar, disseram que uma “força significativa” permaneceu em Gaza para continuar as operações direcionadas, incluindo em Khan Younis, cidade natal do líder do Hamas, Yehya Sinwar.
O número de palestinos mortos na guerra ultrapassou 33 mil, com outras 75.600 pessoas feridas, disse o Ministério da Saúde de Gaza. O ministério não faz distinção entre civis e combatentes no seu cálculo, mas afirma que mulheres e crianças representam dois terços dos mortos.
A guerra começou em 7 de outubro, quando militantes liderados pelo Hamas invadiram o sul de Israel, matando cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, e fazendo cerca de 250 reféns.
Israel retira tropas do sul da Faixa de Gaza

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.