Seja bem-vindo
Piracicaba,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Com oito canções registradas, delegado de Polícia Federal revela paixão pelo rock e brinca com visual: 'Acham que é um hippie'

g1.globo.com
Com oito canções registradas, delegado de Polícia Federal revela paixão pelo rock e brinca com visual: 'Acham que é um hippie'
Publicidade


Edson Geraldo de Souza, chefe da PF em Campinas, mostrou à EPTV faceta até então pouco conhecida. Emissora exibe nesta semana série de reportagens sobre pop rock, por conta do concurso musical 'ÉPra cantar'. ‘É pra Cantar’: Delegado da Polícia Federal de Campinas é fã e músico
Se você pedir para alguém descrever características de um delegado de polícia federal, as representações sociais que vão surgir a partir da pergunta, em grande parte das vezes, desenharão uma pessoa séria, vestida de terno e gravata e que preside grandes investigações sobre casos de repercussão.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Edson Geraldo de Souza, chefe da PF de Campinas, de fato reúne todos estes elementos, mas só dialoga com os esteriótipos até aí. Na sala em que comanda operações importantes, Edson já dá o tom de que tem uma faceta que poucas pessoas imaginam. As guitarras que decoram o local e o cabelo comprido anunciam: ele é um aficcionado por cultura pop e rock n roll.
LEIA MAIS:
EPTV lança concurso musical e prêmio será apresentação no João Rock
Conheça o regulamento do concurso musical da EPTV
Saiba como enviar sua música para o concurso cultural
ACESSE: veja a página especial do concurso
Nas horas vagas em que não está em atividade na Polícia Federal, o delegado se dedica quase que inteiramente à música. E, surpreendentemente, não é só como ouvinte. Ele tem oito composições registradas na Biblioteca Nacional e gosta de tocar violão. [assista no vídeo acima]
"Quando as pessoas não sabem o que eu faço e elas me veem, elas falam: é um hippie, um rockeiro, algo assim. Quando eu falo: sou delegado de polícia federal, as pessoas falam: ah, tá bom, eu também queria ser. Eu já acostumei, virou uma brincadeira já", brincou o delegado.
A revelação foi feita em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, que exibe, nesta semana, uma série de reportagens que esmiúça o pop rock. Na segunda (1º), a emissora fez o lançamento do concurso "ÉPra cantar", que vai revelar um talento do gênero e tem como prêmio uma apresentação de 25 minutos no palco do João Rock, em Ribeirão Preto (SP).
Edson Geraldo de Souza, delegado da Polícia Federal em Campinas
Reprodução/EPTV
Inspirações
As inspirações de Edson para o cabelo comprido, segundo ele, foram variadas. Primeiro, Antônio Bandeiras no filme "El Mariacchi", de 1992, ou então o astro do Foo Fighters e eterno baterista do Nirvana, Dave Grohl. "Essa grande geração dos anos 80 e 90 tem cabelo comprido, e eu sou desta geração", explicou.
A relação com a música, entretanto, começou de um jeito diferente. O pai de Edson era pedreiro e se reunia com amigos todo sábado para fazer o que chamavam de "tocada".
"Eu sentava ali e via aqueles pedreiros, aquele pessoal de obra, se transformar em grandes artistas. Aí eles tocavam 'Tico-tico no fubá", "Brasileirinho", e eu ficava maravilhado", revelou.
O envolvimento com a cultura pop chegou com os grandes filmes dos anos 80 que tinham relação com a música, como "Dirty Dancing" (1987) , "Footloose" (1984), entre outros, além, claro, do rádio. A partir daí, no início dos anos 80, ele se apaixonou pela cena de pop rock nacional que começava a se desenhar.
"Você só tinha acesso a música se tivesse dinheiro para comprar um vinil, que era caro, e se tivesse um sistema de som. A gente não tinha, mas tinha um radinho e na época tocava-se muito rock internacional. Até que nos anos 80 começou a surgir um rock extraordinário no Brasil. Quando eu conheci Lulu Santos, eu me apaixonei totalmente pelo pop rock nacional", contou.
ÉPra cantar
Para concorrer ao prêmio, os candidatos (pode ser banda ou artista solo) devem enviar, em áudio, uma música autoral (ou autorizada pelo compositor) em português, no gênero pop rock. O áudio, em MP3, deve ter no máximo 14 megabytes.
A inscrição é feita exclusivamente pelos números de Whatsapp da EPTV em Campinas (SP), Ribeirão Preto, São Carlos (SP) e Sul de Minas.
O artista ou a banda deve enviar o áudio para o Whatsapp correspondente à região onde mora. Só será aceita uma música por candidatura. Veja abaixo os números:
📱 EPTV Campinas: (19) 98899-3788
📱 EPTV Ribeirão Preto: (16) 99700-0000
📱 EPTV Sul De Minas: (35) 99888-8888
📱 EPTV São Carlos: (16) 99643-5959
ÉPra Cantar
Guilherme Souza/Arte EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.