Seja bem-vindo
Piracicaba,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Piracicaba tem 37 novos casos de tuberculose e inicia busca ativa de pacientes; veja sintomas e tratamento

g1.globo.com
Piracicaba tem 37 novos casos de tuberculose e inicia busca ativa de pacientes; veja sintomas e tratamento
Publicidade


Ações percorrerão todas as unidades de saúde da cidade entre os dias 15 e 30 de abril sob a supervisão das equipes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose. Notificações representam 29% de todos os casos registrados no ano passado. Piracicaba tem 37 novos casos de tuberculose em 2024 e inicia busca ativa de pacientes; veja sintomas e tratamento
Prefeitura de Piracicaba/CCS
Piracicaba (SP) tem 37 novos casos de tuberculose registrados até o dia 10 de abril em 2024, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (11). O número equivale a cerca de 29% do total de notificações da doença em 2023, quando a cidade somou 129 confirmações.
Em 2022 Piracicaba teve137 novos casos da doença, repetindo o balanço no ano anterior. A Prefeitura inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose em 2024 nesta segunda-feira (15) e segue até o dia 30 de abril.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
A primeira fase da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose 2024 e realizada pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, vinculado ao Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) em parceria com o Departamento de Atenção Básica (DAB).
Piracicaba registrou 129 casos de tuberculose em 2023
CCS/Prefeitura de Piracicaba/Arquivo
👇Veja como identificar possíveis sintomas, abaixo, e como funciona a atividade de busca ativa de sintomáticos.
A tuberculose, conforme explica o secretário de Saúde de Piracicaba, Augusto Muzilli Júnior, é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos.
Os principais sintomas da doença são:
Tosse
febre vespertina
sudorese noturna
emagrecimento
cansaço/fadiga
O que é a busca ativa?
Conforme explica a enfermeira Poliana Garcia, interlocutora do programa de Tuberculose e Hanseníase de Piracicaba, a busca ativa é uma atividade primordial para o controle da doença já que consiste em perguntar a todas as pessoas nos serviços de saúde/consultórios, nas ruas, nas visitas domiciliares, nos eventos com a comunidade, sobre a presença de tosse e do tempo de duração.
“Esse questionamento deve acontecer em todas as abordagens dos profissionais de saúde e em todas as unidades de atendimento como unidades básica, referências secundárias e terciárias, hospitais, Cedic e consultório na rua para, assim, oferecer e propor o tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão", afirma.
Doença: O que é a tuberculose?
O médico e secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior explica que a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível.
"Além de tosse, outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Sendo assim, recomendamos que todo sintomático respiratório procure uma unidade de saúde para solicitar o exame de pesquisa para a tuberculose, independente da campanha. Vamos prevenir. O exame é gratuito e o tratamento também”, afirma.
Quais são os principais sintomas?
Cabe destacar que os principais sintomas da Tuberculose, além de tosse, são febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.
Como ocorre a transmissão da doença?
A transmissão se dá pelas vias áreas, a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e principalmente ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos e que podem ser aspirados por outros indivíduos levando à infecção.
Tem tratamento?
A tuberculose tem cura e o tratamento dura no mínimo seis meses. É gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia do tratamento, é o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.