Seja bem-vindo
Piracicaba,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Envio de doses da vacina da dengue para a região de Piracicaba segue sem prazo

g1.globo.com
Envio de doses da vacina da dengue para a região de Piracicaba segue sem prazo
Publicidade


Na área de cobertura do g1 Piracicaba, três das 18 cidades receberam e começaram a imunizar. Entre anúncio do primeiro lote e a última sexta-feira (5), número de casos cresceu 1.718% na metrópole. Vacinas Qdenga (nova) e Dengavaxia que são as autorizadas pela Anvisa para aplicação no Brasil
Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi
Ainda não há prazo para que a região de Piracicaba (SP) receba doses da vacina contra a dengue para iniciar imunização da população. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (11) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Entre as 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba, Cosmópolis (SP), Nova Odessa (SP), Santa Bárbara d'Oeste (SP) já receberam doses e iniciaram a aplicação. Para os demais municípios, ainda não há uma data definida para chegada de novo lote, acrescentou a SES.
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue as regras do Ministério da Saúde (MS) e a determinação de cidades e estratégias são determinadas pelo MS", comunicou.
Já o Ministério da Saúde informou apenas que "enviou as doses da vacina da dengue para o estado de São Paulo na semana passada" e orientou contato com a SES para informações sobre a distribuição.
Por que região ficou fora da lista?
O Ministério da Saúde priorizou os municípios com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão de dengue e maior predominância do sorotipo 2.
Sendo assim, a metrópole Piracicaba (SP), também ficou fora da primeira lista porque não se incluía no terceiro parâmetro estipulado pelo Ministério da Saúde no momento da definição das primeiras contempladas.
A metrópole tinha 324 casos e nenhuma morte por dengue quando a primeira remessa de vacinas foi anunciada. Na última atualização, divulgada na última sexta-feira (5), já totalizava 5.892 testes positivos - um aumento de 1.718,5% - e quatro mortes.
Mosquito é transmissor da malária, febre amarela e dengue.
Lauren Bishop
O que diz o Ministério da Saúde
Diretor do Departamento de Imunização do ministério, Eder Gatti Fernandes afirmou, em entrevista coletiva no dia do anúncio do primeiro lote de vacinas, que o critério do sorotipo 2 se deve ao aumento importante dos casos dessa linhagem - o que serviu de alerta.
"A gente observou um predomínio recente do 1, mas observou que está tendo uma virada. Isso representa um sinal de cuidado porque, para algumas regiões, esse pode ser um sorotipo que embora a gente tenha um histórico de exposição, ele está voltando".
O governo federal teve de estabelecer critérios para definir as cidades e o público-alvo por conta da quantidade de doses recebidas. A remessa foi insuficiente para toda a população autorizada a ser vacinada.
Entenda como funciona a primeira vacina da dengue incorporada no SUS
A vacina
💉 Quais os critérios para escolha? O Ministério da Saúde justifica, em nota à imprensa, que as primeiras regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo 2.
Qdenga: o que é preciso saber sobre a vacina contra dengue disponibilizada no SUS
O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde recebeu pouco mais de 6 milhões de doses -- 5,2 milhões foram compradas da Takeda e 1,3 foram doadas pelo laboratório.
Existe dengue nos olhos? Entenda o que é e quais danos a doença pode causar à visão
De jarra de soro à prova do laço: entenda atendimento contra a dengue no bairro com mais casos em Campinas
QUIZ: Descubra o que é verdadeiro ou falso sobre a dengue
Orientações à população
🌡️ A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, resultando em desidratação.
🚨 Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.
Confira algumas das medidas de combate ao mosquito:
Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa;
Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
Coloque repelentes elétricos próximos às janelas (o uso é contraindicado para pessoas alérgicas);
Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;
Evite produtos de higiene com perfume porque podem atrair insetos;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.