250 ANOS DE CAIPIRACICABANIDADE

Cecílio Elias Netto homenagem cidade em novo livro

Por Raphael 16/01/2018 - 10:48 hs
Foto: Engenho da Notícia / Assessoria de Imprensa

O jornalista e escritor Cecílio Elias Netto lança no próximo dia 23 de janeiro, às 19 horas, no Salão Nobre do Armazém 14, no Engenho Central, o livro 250 ANOS DE CAIPIRACICABANIDADE, editado em português e inglês pelo ICEN, instituto que leva o seu nome, com o apoio cultural das empresas Caterpillar, Hyundai, Romi e Unimed Piracicaba, através da Lei Rouanet.

Na obra, Cecílio – através do personagem Nhô Tonico – faz uma viagem ao tempo, percorrendo todos os cantos de Piracicaba, contando e cantando, em versos e prosas, a história do município, que, em 2017, comemorou 250 anos.

Segundo o autor, PIRACICABA é – entre tantas cidades do interior – o local que mais se identifica com a cultura CAIPIRA. “É a única cidade do Brasil onde o dialeto e sotaque são reconhecidos como PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CULTURA”, destaca, informando que a palavra ‘caipiracicabanidade’, presente no título da obra, personifica o orgulho de todos os habitantes da cidade: o de ser CAIPIRACICABANO, herdeiro de uma tradição caipira.

Na quinta-feira, dia 18 de janeiro, às 10h, haverá o lançamento do livro para a imprensa. O evento acontecerá no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

SOBRE O ICEN 

O expressivo número de obras publicadas (como jornalista e escritor) e a posse de amplo material iconográfico da cidade de Piracicaba fazem de Cecílio Elias Netto um colecionador de rara expressão e grande fonte a todos que queiram aprofundar-se na história do município. Os mais de 40.000 itens, entre fotos, negativos, cartões postais, desenhos, gravuras, jornais, revistas e livros – abrangendo um período cronológico que se estende do século 19 aos dias atuais –, estimularam familiares e um grupo de amigos a imortalizá-lo, ainda em vida, com a criação de um instituto de pesquisa e desenvolvimento cultural que leva o seu nome, o ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, entidade sem fins lucrativos, tendo como principal objetivo o cultivo e a propagação do cenário artístico, cultural, social e ambiental do município, através de ações múltiplas.

Presidido por Marcelo Fuzeti Elias, o ICEN firmou uma parceria com a B2 Comunicação, empresa dirigida pelo jornalista Arnaldo Branco Filho, e com pouco mais de dois anos de existência (foi fundado em 25 de agosto de 2015), vem cumprindo sua missão a todo vapor. Foi o responsável pelo movimento cultural que culminou no reconhecimento oficial do ‘Dialeto e Sotaque Caipiracicabanos’ como Patrimônios Imateriais do município, promoveu o 1º e 2º Encontros dos Caipiracicabanos, em 2016 e 2017, e – além da histórica trilogia sobre a cidade, formada pelas obras Piracicaba que amamos tanto (2015), Piracicaba, um rio que passou em nossa vida (2016) e Piracicaba, a doçura da terra (2017) – colocou no mercado a 6ª versão atualizada doDicionário do Dialeto Caipiracicabano (Arco, Tarco e Verva), em 2016, e a badaladíssima Piracicaba, a Florença Brasileira (Belas Artes Piracicabanas), em 2017. Outras três obras encontram-se em fase de produção: “Rua do Porto, pia batismal de um povo”, “100 anos da Imigração Japonesa em Piracicaba” e “Mulheres, semeadoras de cultura”.

SERVIÇO

Lançamento do livro
250 ANOS DE CAIPIRACICABANIDADE
Data: 23/01/2018
Horário: 19 horas
Local: Salão Nobre do Armazém 14, no Engenho Central
Avenida Maurice Allain, 454
Piracicaba/SP

Informações com: 

CECÍLIO ELIAS NETTO
Autor
19 3927-2027

ICEN – INSTITUTO CECÍLIO ELIAS NETTO
Marcelo Fuzeti Elias – Presidente
19 99901-2646

B2 COMUNICAÇÃO
Arnaldo Branco Filho
11 3865-4514

______________________

Instituto Cecílio Elias Netto - ICEN
Fones: (19) 3302-7668
icen@icen.org.br

Fonte: Engenho da Notícia/Assessoria de Imprensa