Confira lista com dicas para curtir a festa do Peão de Americana em segurança

Efetivo entre Polícia Militar, Guarda Municipal e segurança privada terá mais de 500 trabalhadores. Festa começa na próxima sexta-feira (9)

Por Marília Ariente 07/06/2017 - 10:32 hs
Foto: Pedro Amatuzzi
Confira lista com dicas para curtir a festa do Peão de Americana em segurança
Aglomeração de pessoas exige cuidado redobrado para evitar transtornos no local da festa

O esquema de segurança da edição deste ano da Festa do Peão de Americana (SP) contará com um efetivo total de mais de 500 trabalhadores. O subcomandante do 19º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major Rogério Nascimento Takiuchi, elencou oito dicas de segurança para os frequentadores do evento, que começa na próxima sexta-feira (9), se prevenirem de transtornos e curtirem com tranquilidade a festa. (Veja a lista no final do texto)

Do total do efetivo, 400 foram contratados pela organização do evento e 100 são policiais militares. Além desse efetivo, a Guarda Municipal de Americana (Gama) vai disponibilizar patrulheiros para as áreas interna e externa do recinto, conforme o público de cada noite, segundo a Prefeitura.

A novidade para este ano é a presença de dez seguranças que permanecerão no estacionamento da festa e farão rondas utilizando motocicletas. De acordo com a diretoria da festa, o objetivo desse patrulhamento também será coibir a venda de bebidas no local.

De acordo com Takiuchi, o efetivo da PM será dimensionado levando em conta a quantidade de ingressos antecipados, o dia da semana e qual show ocorrerá na noite. Segundo o militar, a véspera de feriado, a sexta-feira e o sábado são os dias que mais atraem público. “Com base nesses dados, o policiamento pode variar de uma média de 60 a 100 policiais por noite”, explicou.

A segurança do recinto também contará com uma base fixa da PM e a Polícia Civil terá uma delegacia dentro do recinto para o atendimento de ocorrências. Um total de 80 câmeras de monitoramento estarão posicionadas em vários pontos do parque de eventos.

A prefeitura de Americana informou que, além do patrulhamento padrão da Gama, serão destacadas equipes especializadas do Canil, Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva (Romep) e de Trânsito. A administração municipal informou que o efetivo destinado à festa será definido dentro da estratégia de segurança para cada dia do evento.

Trânsito

O trânsito no entorno do parque de eventos onde ocorrerá a Festa do Peão também contará com equipes de patrulhamento. A Polícia Militar Rodoviária solicitou o apoio do sistema viário (Autoban) nas rodovias Anhanguera e Luiz de Queiroz, que são os principais acessos ao recinto. O objetivo é que as rotas tenham maior fiscalização, sinalização, fluidez e diminuição nas filas de chegada e saída.

Dicas de segurança

- Se beber, não dirija.

- Separe o dinheiro que trouxer em partes, dividindo os valores nos bolsos, principalmente da frente.

- O celular deve ser conduzido nos bolsos da frente. Nunca nos de trás ou em bolsas.

- Evite bolsa e, se usar, leve-a na frente do corpo, nunca nas costas.

- Leve apenas um documento de identidade.

- Se possível leve apenas um cartão bancário e o mantenha nos bolsos da frente.

- Respeite as orientações dos policiais.

- Se antecipe para evitar congestionamento; procure chegar antes das 20 horas.


Fonte: G1 Campinas e Região