SemacTur define programação do Carnaval 2018

A entrada é gratuita em todos os eventos já agendados

Por Marília Ariente 24/01/2018 - 11:37 hs
Foto: Del Rodrigues
SemacTur define programação do Carnaval 2018
Bloco da Ema é uma das atrações deste ano

A Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) fechou, na tarde desta terça-feira (23), a programação do Carnaval 2018 em Piracicaba. Nove atrações devem movimentar a cidade entre os dias 9 e 13 de fevereiro, com ritmos tradicionais do Carnaval brasileiro. Os grupos se apresentarão no Engenho Central e Largo dos Pescadores. A entrada é gratuita em todos os eventos.

Com ênfase na autêntica comemoração da folia, o Carnaval deste ano contará com uma programação diferenciada, com grupos de samba e blocos que garantam a animação das famílias piracicabanas. Para a secretária municipal da Ação Cultural e do Turismo, Rosângela Camolese, este formato da festa foi pensado de forma a proporcionar um Carnaval voltado às famílias.

“Apesar das dificuldades econômicas, não podíamos deixar que uma das manifestações culturais mais importantes do País fosse esquecida. Com parcerias e muita criatividade vamos oferecer a foliões de todas as idades momentos de alegria e diversão em pontos tradicionais da cidade”, disse ela.

No dia 9 de fevereiro, a partir das 20 horas, o Largo dos Pescadores receberá o Carnaval das Marchinhas, com apresentação de Sandra Rodrigues e Banda, e um repertório de clássicos do samba e marchinhas que marcaram época.

Dia 10, acontecerá o tradicional Cordão do Mestre Ambrósio, com saída às 15 horas, da praça da Boyes e chegada no Largo dos Pescadores, prevista para às 18 horas. Às 20 horas, o grupo Samba & Prosa subirá ao palco para garantir a animação.

No domingo (11), no Engenho Central, a partir das 15 horas, o grupo Oitava Cor e o Samba D'Aninha receberão com muita música e alto astral. A segunda-feira de Carnaval (12), será liderada pela banda Oba-Lu-Aê, a partir das 20 horas, também no Engenho.

Na terça-feira (13), o Bloco da Ema tem concentração a partir das 15 horas, em frente ao Sesc Piracicaba, e vai até o Largo dos Pescadores. Das 20 horas às 22 horas, a agitação ficará por conta do ritmo pernambucano, com a Orquestra de Marchinhas e Frevo de Piracicaba, até às 22 horas, no Largo dos Pescadores.

“Neste Carnaval, em especial, a programação do Engenho Central contará com praça de alimentação que possibilitará a captação de recursos, para a manutenção das escolas de samba de Piracicaba. No local serão vendidos espetinhos, cuscuz, pastel, cachorro quente, crepe, chopp, refrigerante e água”, ressaltou Laura Queiroz, vice-presidente da Escola de Samba Unidos da Cidade Alta.

E quem estiver se divertindo no Largo dos Pescadores poderá contar com as delícias tradicionalmente preparadas pelos voluntários da Irmandade do Divino durante os três dias de apresentação.

Para garantir a limpeza dos espaços, a Secretaria do Meio Ambiente (Sedema) deixará à disposição no Largo dos Pescadores e Engenho Central, sacolinhas para acondicionar o lixo gerado por ocupantes das mesas, além de caçambas para coleta de resíduos recicláveis, como plásticos, metais e papéis, além de lixo orgânico para, num trabalho em conjunto com todos os foliões, minimizar os impactos do lixo descartado irregularmente nas vias e demais espaços públicos.

A iniciativa tem os apoios da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), da Guarda Civil, da Polícia Militar, da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), da Secretaria Municipal de Obras (Semob), da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) e da Irmandade do Divino.

Programação

9 de fevereiro - Sandra Rodrigues & Banda - das 20 horas à meia-noite. Local: no Largo dos Pescadores

10 de fevereiro – Cordão do Mestre Ambrosio - Concentração às 15 horas na Praça da Boyes. Chegada às 18 horas, no Largo dos Pescadores

10 de fevereiro - Grupo Samba & Prosa - das 20 horas à meia-noite. Local: Largo dos Pescadores

11 de fevereiro - Grupo Oitava Cor - das 15 horas às 19 horas, no Engenho Central

11 de fevereiro - Samba D'Aninha - das 19 horas às 23 horas, no Engenho Central

12 de fevereiro – Banda Oba-Lu-Aê – das 20 horas à meia-noite, no Engenho Central

13 de fevereiro – Bloco da Ema. Concentração às 15 horas, em frente ao Sesc Piracicaba. Chegada às 18 horas, no Largo dos Pescadores

13 de fevereiro - Orquestra de Marchinhas e Frevo de Piracicaba, das 20 horas às 22 horas, no Largo dos Pescadores.

 

 

Fonte: Gazeta de Piracicaba