Sisu tem 411 vagas em universidades da região de Piracicaba

Inscrições começam nesta terça-feira (23); há vagas em Piracicaba e Capivari

Por Marília Ariente 23/01/2018 - 11:20 hs
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Sisu tem 411 vagas em universidades da região de Piracicaba
Estudantes que fizeram o Enem em 2017 podem concorrer às vagas por meio do Sisu

As universidades da região de Piracicaba (SP) oferecem 411 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Só em Piracicaba são 291 vagas em duas instituições: a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). As inscrições começaram nesta terça-feira (23) e são feitas pelo site do Sisu.

Em Capivari, o IFSP oferece outras 120 vagas. O Sisu utiliza as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2017. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (26) e não é preciso pagar taxas para concorrer às vagas. Confira, abaixo, as opções da região.

 

Piracicaba

- Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP)

São cinco vagas para o curso de Administração; nove para Ciências Biológicas; 12 para Ciência dos Alimentos; cinco para Ciências Econômicas; 40 para Engenharia Agronômica; 12 para Engenharia Florestal; e oito para Gestão Ambiental.

- Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

O instituto oferece 40 vagas para os seguintes cursos: Automação Industrial, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Física.


Capivari

- Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

São 40 vagas para os seguintes cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Químicos e Química.


O Sisu

Por meio do Sisu, os candidatos podem usar as notas do Enem para pleitear uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao sistema. Serão 130 instituições no Brasil – 30 estaduais e 100 federais –, que ofertarão 239.601 vagas na graduação.

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa - ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mesmo que o candidato faça sua inscrição no dia 23 de janeiro, ele poderá alterar suas opções até as 23h59 do dia 26. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

Lista de espera

Do dia 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro, os candidatos poderão manifestar interesse em alguma vaga para a qual não foram aprovados na primeira chamada. Só será permitido marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição.

As convocações serão feitas pelas universidades, em calendário definido por elas. Cabe ao candidato acompanhar os prazos.

Calendário do Sisu 2018

Inscrições: de 23 de janeiro até as 23h59 de 26 de janeiro de 2018

1ª chamada: 29 de janeiro

Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro

Convocações nas demais chamadas: a partir de 9 de fevereiro

Sisu do 2º semestre

As notas do Enem também poderão ser utilizadas na segunda edição do Sisu 2018, que abrirá inscrições no fim de maio.

 

 

Fonte: G1 Piracicaba e Região