Por igualdade de gênero e direitos das mulheres, Parada LGBT de Piracicaba recebe Karol Conka

Tema da edição deste ano é 'A parada é feminina: direito e igualdade para as mina'. Programação começa nesta quinta (2) e passeata ocorre às 17h do domingo.

Por Raphael 03/11/2017 - 15:17 hs
Foto: Tata Barreto/Globo

A 11ª Parada LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) de Piracicaba (SP) ocorrerá neste domingo (5) e contará com show da cantora Karol Conka. Com tema sobre direito das mulheres e que reivindica a igualdade de gênero, o evento reune palestras, debates, sarau e bate-papo.

O tema escolhido para este ano foi entitulado "A parada é feminina: direito e igualdade para as mina". A solenidade de abertura ocorre às 19h30 desta quinta-feira (2) no Hotel Nacional Inn de Piracicaba. Às 20h30, haverá a entrega do prêmio Respeito Diversidade e Cidadania LGBT de Piracicaba.

Na sexta-feira, a programação inicia às 13h com o debate Conversa Afiada sobre Gênero e Vulnerabilidades. Haverá bate-papos às 14h30 e 16h30 e, a partir de 20h, está prevista uma palestra sobre arte queer.

O sábado começará com oficinas culturais simultânea a partir de 10h e a programação do dia encerra com um sarau às 18h. Por volta de 15h, interessados poderão fazer teste rápido de HIV. Confira a programação completa abaixo.

A concentração para a Parada LGBT começa às 15h do domingo. A saída de trios elétricos está prevista para 17h a partir da Avenida 31 de Março, passando pela José Michelleti e terminando no Engenho Central.

Além da apresentação de Karol Conka, palco no Engenho Central receberá shows dos Djs Radamantho, Rick Hostess, Danilo K, Wesley Bravo, Rafael Morais, Banda Clandestinas, o cantor Washington Duarte de Paulínia e o grupo de dança Fierce Dance.

Programação

 

 

  • Quinta-feira (2):

 

19h30 - Solenidade de abertura com Anselmo Figueiredo - Fórum Paulista LGBT, Raissa Almeida – Núcleo LGBT da ONG CASVI e Levante Popular da Juventude., Ruth Alonso – PLP (Promotoras Legais Populares) de São Paulo., Luíza Coppieters - Professora de Filosofia, integrante do Conselho Municipal LGBT-SP, militante feminista e LGBT, Lucia Castro – Grupo Aos Brados de Campinas. Apresentação: Tchaka Drag e Giorgia Morgan

20h30 - Entrega do prêmio Respeito Diversidade e Cidadania LGBT de Piracicaba.

 

  • Sexta-feira (3):

 

13h - Conversa Afiada sobre Gênero e Vulnerabilidades. Mediação: Luiza Kame - PLP de Piracicaba Rute Alonso – União de Mulheres do município de São Paulo, uma das coordenadoras do projeto Promotoras Legais Populares, Luiza Coppieters, Bruna Mantese - Antropóloga, doutora em ciências sociais pela Unicamp, desenvolve pesquisas nas áreas de gênero e sexualidade, violência e construção de narrativas.

14h30 - Saúde da Mulher / Prevenção Combinada para HIV/AIDS. Mediação: Raissa Almeida – Núcleo LGBT da ONG CASVI e Levante Popular da Juventude. Com Katia Marins - Funcionária pública há 29 anos e desde 2013 na equipe do Núcleo de Prevenção do Programa Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais de Campinas, Clara Cavalcante – Psicóloga especialista em psicologia jungiana.Doutora em saúde publica pela Universidade de São Paulo (USP), Thiago Sabino – Farmacêutico mestrando pela USP na área de saúde pública com linha específica em Adesão e Qualidade de Vida em Mulheres Transgêneros Vivendo com HIV/AIDS

16h30 - Saúde Mental e Violência de Gênero. Mediação: Bianca Coré – PLP de Piracicaba. Com Thiago Galassi Maraccini - Psicólogo clínico e educacional, Andrea Raquel Martins Correa - Psicóloga, psicoterapeuta, especializada em Psicodrama.

18h - Intervalo

20h - Palestra sobre Arte Queer com Diogenes Moura- Formação em Artes Visuais e educador em Arte.

 

  • Sábado (4):

 

10h - Oficinas culturais: Oficina de Drag, Oficina Teatral, Oficina de Escrita Criativa para Lésbica e Oficina de Arte-ativismo.

12h - Intervalo

13h30 - Roda de conversa sobre movimento organizado com o Fórum Paulista LGBT

15h - Apresentação Teste Rápido HIV por fluido oral.

15h30 - Oficinas de Prevenção com agentes da ONG CASVI (simultânea)

Festinha do desejo- Cristiano Vitorino e Anselmo Figueiredo

18h - Sarau cultural

Fonte: G1 Piracicaba/Globo.com